Vereador participa do VII Encontro Municipal de Aleitamento Materno

Evento integra Semana Mundial que discute o tema
Vereador participa do VII Encontro Municipal de Aleitamento Materno

Fotos: Divulgação Assessoria

Aconteceu nesta quarta-feira, 1° de agosto, a abertura do VII Encontro Municipal de Aleitamento Materno de Ribeirão Preto, em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno 2018, que traz a campanha neste ano com o tema “Amamentação é a Base da Vida”.

O evento em Ribeirão teve início às 8h no Anfiteatro do Centro Universitário Barão de Mauá e tem destaque por integrar as atividades da Semana que é celebrada entre os dias 1 e 7 de agosto.

Sempre envolvido com as questões de saúde, o vereador Luciano Mega, que é médico pediatra representou a Câmara Municipal na abertura do encontro. O parlamentar  lembrou que a Organização Mundial de Saúde preconiza a amamentação até os 2 anos de idade.

“O primeiro direito adquirido da criança é o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, sendo que deve continuar até os dois anos ou mais conforme a vontade materna", afirma.

Segundo a Organização Mundial de Saúde e Unicef, cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento de taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.

Ampliação da Campanha

A Unicef traçou como estratégias fundamentais para maior adesão à campanha o aumento ao investimento e a conscientização sobre a importância da amamentação entre o nascimento e o segundo ano de vida. Pontuou também que é essencial a garantia de que as mães recebam conselhos profissionais sobre o assunto em instituições de saúde na primeira semana depois do parto; além do fortalecimento do elo entre hospitais e a comunidade, para que as mães continuem recebendo apoio neste sentido. Ainda segundo a Organização, deve-se atentar sempre para a implementação dos dez passos de incentivo ao Aleitamento.

Pesquisa e comprovação

Em pesquisa recente da Universidade Federal de Pelotas (RS), realizada com pessoas nascidas em 1982, foi revelado que há diferenças no QI, nível de escolaridade e renda das crianças amamentadas durante menos de um ano.

“Na análise dos resultados, os participantes que tinham sido amamentados por mais de 12 meses apresentaram maior quociente de inteligência, mais anos de escolaridade e maior renda” - afirmou Bernardo Lessa Horta, Médico e Professor.

Por Assessoria Luciano Mega